melhorando a interação entre alunos de pós-graduação à distância
Utilizando UX Design aplicado a recursos interativos para melhorar a experiência dos alunos do ensino remoto (EaD).
O desafio
Em março de 2022, encaramos o desafio de melhorar a interação entre alunos de pós-graduação em formato EAD evitando evasão e aumentando o engajamento dos usuários. Nosso objetivo é apresentar o processo que trilhamos usando UX Design para melhora a experiência da educação remota.
O cenário atual
A pandemia da Covid-19 trouxe diversas transformações sociais devido às medidas sanitárias impostas para frear a contaminação da população. Um dos setores mais atingidos pelas novas regras, como o isolamento social, foi a educação. Dados da Unesco apontam que mais de 1,5 bilhão de estudantes em todo o planeta foram impactados por essas mudanças.
Muitas instituições não conseguiram se adaptar bem a essa nova realidade, precisando de ajuda nessa transformação digital. Devido à falta de dinamicidade, há uma grande dificuldade de manter o interesse dos alunos durante as aulas. É preciso melhorar o uso dos recursos disponíveis e garantir a interação entre alunos, bem como enriquecer o processo de aprendizagem e aumentar o engajamento deles.
Para isso, é indispensável identificar possíveis gargalos nas plataformas utilizadas na EaD visando conter a evasão dos alunos afim de que a modalidade de ensino à distância continue progredindo mesmo após a pandemia.
Objetivo do projeto
Nossa solução foi criada para melhorar a dinâmica de interação entre os alunos de pós-graduação EAD. Nós observamos que o atual ensino remoto não consegue envolver os alunos de maneira fluida e contínua, e isso é uma das principais causas da queda no rendimento no ensino à distância.
Como nós poderíamos melhorar a experiência do ensino EaD em cursos de pós-graduação garantindo o sucesso das instituições e dos alunos e evitando evasões?
Análise da concorrência
Selecionamos 7 plataformas relacionadas ao ramo educacional, que englobam cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres, com foco em Educação à distância. Foram analisados os recursos, dinâmicas e soluções oferecidas pelo mercado atualmente, bem como a escolha de cores, fontes, layouts e imagens utilizadas.
Primeira etapa de validação
Após definir nossa persona, realizamos pesquisas para validar nossas suposições. Para nos auxiliar no processo de investigação, construímos uma Matriz CSD mapeando certezas, suposições e dúvidas sobre o usuário.
As suposições relacionadas aos professores não foram inseridas na pesquisa, após definirmos que o nosso foco seriam os usuários alunos.
Pesquisa quantitativa
Inicialmente, realizamos uma pesquisa com formulário online para confirmar suposições e padrões encontrados na desk research. A nossa amostra foi formada por 111 respondentes, sendo que 52 faziam parte do nosso grupo de maior relevância: pessoas que estão cursando, já cursaram ou já concluíram uma pós EaD.
Suposições exploradas:
- Acreditamos que as pessoas decidem por uma pós para conseguir novas e melhores oportunidades no mercado — Hipótese confirmada: Uma das principais expectativas criadas pelos respondentes ao iniciar a pós-graduação é de conseguir dominar assuntos que têm contato no trabalho (42,4%), aumentar a remuneração atual (42,3%) ou progredir no cargo atual (26,9%).
- Acreditamos que os alunos preferem o ensino híbrido, com aulas remotas síncronas e assíncronas — Hipótese não confirmada: apenas 19,2% dos pesquisados (10 pessoas) consideram o formato híbrido, com aulas ao vivo, como um diferencial para decidir pela instituição.
- Acreditamos que existem gargalos técnicos nas plataformas disponíveis para os alunos — Hipótese confirmada: Como pontos de incômodo referentes a essa suposição, foram apontados pelos alunos: muitos links/sistemas para acessar (28,8%), arquivos que nunca carregam(9,6%) e dificuldade de acesso (11,5%).
- Acreditamos que falta dinamicidade nas aulas de EaD — Hipótese confirmada!
- Acreditamos que a qualidade dos materiais de estudo disponíveis desmotiva os alunos — Hipótese confirmada: 32,7% afirmaram que o que mais incomodou durante a pós-graduação à distância foi a baixa qualidade dos materiais disponibilizados offline.
- Acreditamos que os alunos sentem falta de ter contato com os professores e colegas de curso — Hipótese confirmada!
Por meio desta pesquisa, pudemos identificar que a interação entre alunos e professores não é considerada um diferencial antes de efetuar matrícula, sendo priorizada por apenas 9,6% dos respondentes. Entretanto, durante o curso, essa é a troca que eles mais sentem falta, totalizando 44,2% das respostas.
Pesquisa qualitativa
Após concluir a pesquisa quantitativa, buscamos aprofundar o conhecimento dos principais problemas que os alunos enfrentavam e como isso impactava sua experiência como usuário. Entrevistamos 9 pessoas, alunos e ex-alunos de pós-graduação EaD.
Principais aprendizados:
- A maioria contactava professores apenas por e-mail.
- Alunos com aulas ao vivo relataram ter um bom engajamento durante as aulas, tanto com professores como com outros alunos. Além disso, desejavam que as aulas fossem gravadas e disponibilizadas para assistir depois.
- A baixa utilização dos fóruns dentro das plataformas de ensino resultava em uma comunicação limitada entre os alunos. Esta comunicação geralmente ocorria através de aplicativos de troca de mensagens instantâneas, fora da plataforma institucional.
- As instituições que davam pontos por participação nos fóruns, por exemplo, conquistavam maior engajamento dos alunos, ainda que os pontos fossem de valor simbólico.
- Os comunicados da instituição costumavam ser enviados para o aluno sem nenhuma categorização, tornando a comunicação confusa e ineficiente.
- Grande parte dos entrevistados relatou que, anteriormente, havia uma resistência com cursos EaD, mas, depois da pandemia e de suas experiências, estariam abertos a fazer novos cursos nesse formato.
- Ao pensar em desistir ou abandonar o curso, os alunos recebiam dos colegas de turma o incentivo para continuar.
Alternativas de solução
Com o auxílio do método How Might We, foi possível analisar e priorizar as alternativas de solução para os problemas que identificamos serem de maior impacto para o usuário e menor esforço para o negócio. Dessa forma, chegamos à seguinte conclusão:
Criar uma funcionalidade com o intuito de facilitar a interação entre alunos, por meio de recursos gamificados que aumentem o engajamento do usuário no curso e com seus colegas.
A solução
Para definir a solução que iríamos trabalhar, fizemos anotações revisando todos os pontos analisados desde o início. Ficou claro que deveríamos focar na principal dor do usuário: o fato de se sentir sozinho na jornada de estudo do curso. Ao priorizar isso, também conseguiríamos impactar outra dor dos alunos, que era a dinamicidade do curso.
Com essa decisão tomada, seguimos para as etapas de Desenho Livre e Crazy 8’s. Ao finalizá-las, desenhamos o Rabisco Frame da solução
Protótipo de baixa fidelidade e Fluxo do Usuário
Após desenharmos os rabiscoframes e desenvolvermos o protótipo e fluxo do usuário, realizamos o primeiro teste de usabilidade, com base nos aprendizados da etapa anterior.
Primeiro teste de usabilidade
Preparamos nosso 1º teste de usabilidade com o protótipo de média fidelidade e utilizamos a plataforma Maze para aplicá-lo. Recrutamos usuários através das redes sociais, direcionando o convite à pessoas que já haviam tido experiência com cursos online. Nosso teste foi do tipo não moderado e remoto.
O teste consistia na realização de 3 tarefas, cada uma em um link independente e com instruções para execução.
Performance das tarefas:
Pontos a melhorar:
Designers:
Beatriz Maciel: Desk Research, Pesquisa, Teste de Usabilidade, Product Discovery e Brand Design.
Brisa Figueiredo: Desk Research, Pesquisa, Teste de Usabilidade, Product Discovery, e UX Writing.
Georgia Medeiros: Desk Research, Pesquisa, Teste de Usabilidade, Product Discovery, e UX Writing.
Juliana Medeiros: Desk Research, Pesquisa, Teste de Usabilidade, Product Discovery, UI Design, Interaction Design e UX Writing.
Rebeca Dominick : Desk Research, Pesquisa, Teste de Usabilidade, Product Discovery, UI Design, Interaction Design e UX Writing.