Pesquisa de impacto e satisfação entre pessoas atendidas pelo Ateliê TRANSmoras

UX aplicado a pesquisa e análise de impacto.

O desafio

O Ateliê TRANSmoras possui 10 anos de história e trabalha com a comunidade LGBTQIAPN+, especialmente pessoas trans e travestis. Além de seus resultados diretos, agora desejam pesquisar o impacto de seus projetos na vida das pessoas participantes. Essa pesquisa deve orientar os caminhos a seguir, potencializando resultados e fornecendo material inspirador ao pitch a doares.

Quais são os melhores resultados alcançados pelo Ateliê TRANSmoras?

O cenário atual

Cerca de 84% da população LGBTQIAPN+ tem renda familiar enquadrada nas faixas C, D ou E. Em média, as pessoas LGBTQIAPN+ têm um nível educacional mais alto do que os homens heterossexuais cisgêneros.

Contudo, os indicadores socioeconômicos não refletem essa vantagem educacional, sugerindo que esse esforço de compensação frente à exclusão imposta pela sociedade ainda não se traduz adequadamente em melhores condições socioeconômicas.

Outro aspecto preocupante é a questão da saúde mental. A população LGBT enfrenta índices mais elevados de violência, desigualdade socioeconômica e discriminação, o que acarreta em impactos negativos na saúde física e mental. Estudos indicam que pessoas LGBT têm maiores índices de depressão, destacando a urgência de ações para mitigar esse cenário.

...pessoas trans relataram 25 vezes mais episódios de agressões sexuais em comparação a homens cisgênero.

Diante desses dados estatísticos alarmantes, é inegável que o trabalho do ATM é de suma importância para promover a inclusão, o respeito e a igualdade para a população LGBTQIAPN+, especialmente trans e travestis. São mais de 10 anos criando ajuntamentos de pessoas trans que produzem moda, arte e negócios. Neste relatório, apresentaremos uma pesquisa com análise de impacto social das ações e programas desenvolvidos.

Objetivo do projeto

Pesquisar sobre o impacto pós-ATM na vida das pessoas no longo prazo. Para o ATM poder balizar o planejamento futuro, bem como em caso de impacto positivo consistente, agregar novos elementos para pitch junto a doadores.

Benchmarking

Realizamos um benchmarking para coletar as melhores práticas, entre algumas grandes organizações não governamentais.  Foram analisados seus relatórios para ver quais dados elas buscam e apresentam. 

Também permite que vejamos suas similaridades e seus diferenciais, que possam vir a somar em futuros relatórios e análises do ATM.

Matriz CSD

Para o desenvolvimento do projeto construímos uma Matriz CSD, em conjunto equipe e ATM. Neste processo debatemos a desk research das pesquisadoras, com o conhecimento interno e dúvidas da organização.

Pesquisa quantitativa

O critério de seleção para envio da pesquisa foi a pessoa já ter participado de algum projeto do ATM.  Ela foi enviada para a base de contatos do público-alvo e obteve 20 respostas.

Foi escolhido utilizar um questionário quantitativo, para trazer uma primeira base de dados. Sendo a primeira pesquisa realizada com as pessoas participantes, precisávamos validar as suposições e trazer mais respostas para as nossas dúvidas. 

O questionário possuía 20 perguntas de múltipla escolha e 1 pergunta aberta dando espaço para novos possíveis vieses que essas pessoas quisessem compartilhar. As perguntas eram em torno das 4 dúvidas para descobrir onde está o maior impacto da organização.

Para poder iniciar uma coleta de dados demográficos documentados do público atingido, iniciamos com algumas perguntas sobre ele.

Embora a pergunta de gênero muitas vezes possa não ser relevante em uma pesquisa, neste caso acreditamos ser importante ter esses dados documentados no caso do ATM. A população trans e travesti passa pelos maiores desafios no Brasil, e a ong trabalha principalmente ajudando esta população 50%, e 25% que se identifica como não binária.

  • 70% do público tem faixa etária de entre 20 e 30 anos.
  • 50% são pessoas negras.

hipóteses não confirmadas

Após o Ateliê TRANSmoras, essa pessoa aumentou sua consciência crítica sobre seu lugar na sociedade e passou a advogar por mudanças e direitos em seus contextos.

Hipótese não confirmada: As pessoas atendidas pelo ATM já são politizadas (85%) desde antes da experiência com o projeto, mas acreditam que a experiência aumenta suas possibilidades de ação.

Após participar de projetos com o Ateliê TRANSmoras, essa pessoa passou a frequentar feiras, exposições e exibições de arte com mais frequência?

Hipótese não confirmada: 75% já frequentava estes espaços e manteve seu comportamento.

hipótese parcialmente confirmada

Após o Ateliê TRANSmoras, essa pessoa teve mais vocabulário e referências para questionar sua própria identidade de gênero?

Hipótese parcialmente confirmada: Metade do público afirma que já tinha profundo conhecimento anteriormente em relação a sua própria identidade de gênero. Mesmo assim, as participantes afirmam que:

TRANSvivi uma nova vida. ATM me ensinou generosamente VIVER , me ensina, fundamenta minhas escolhas, confirma meu corpo positivo atuante, existindo e bicha.

hipótese confirmada

Após participar de projetos com o Ateliê TRANSmoras, essa pessoa teve um aumento de renda advindo dos ofícios que aprendeu conosco?

76,9%

perceberam aumento de renda advindo dos ofícios aprendidos com o projeto.

69%

seguem trabalhando com materiais de resíduos e colaborando com o meio ambiente em alinhamento com a ODS 12 da ONU.

47%

seguem empreendendo com o ofício aprendido com o Ateliê TRANSmoras.

Foi na investigação relacionada a empreendedorismo, negócios e rendimentos que tivemos a hipótese de maior impacto confirmada. Além dos dados mostrados acima tivemos mais informações relevantes, que apresentamos a seguir:

Idéias para Próximos Passos e Insights

  • Seguir realizando questionários ao final de todos os projetos, para sempre crescer sua base de dados. 
  • Produzir um Dashboard para estudo aprofundado da pesquisa.
  • Com o estudo aprofundado aplicar a técnica How might we, para saber mais exatamente os projetos de maior impacto e menos esforço.
  • Adicionar e relacionar nos relatórios e apresentações as ODS atendidas
  • Aprofundar as pesquisas em cima da hipótese confirmada e seu contexto.
  • Criar e apresentar seu SROI.

Com um excelente NPS 80 concluímos esta pesquisa com o seguinte depoimento:

Sem críticas, o projeto é incrível, desejo prosperidade e mais articulações.

Fontes:

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